Um inventário de estruturas arquitetônicas em zonas industriais ao redor de várias cidades, representando diferentes dimensões dos processos históricos de industrialização e desindustrialização, em imagens produzidas através de processos experimentais em película 35mm.

An inventory of architectural structures in industrial zones around various cities, presenting different dimensions of the historical processes of industrialization and de-industrialization, made of images taken with experimental procedures in 35mm film.


VAPOR FERRO CHÃO
fotografias 35mm
2012-2016


[...] lugares que se transformam em paisagens quase irreais, em que os vazios se perdem no indefinido espaço, às vezes ameaçados pelas nuvens, às vezes intermediados pela lente que desfoca e embaça a imagem. Trata-se de uma quase arqueologia de uma cidade fantasma, anunciando a provável catástrofe, que talvez nunca aconteça, mas se encontra assinalada no humano ausente e se potencializa nas torres das fábricas, nas garras dos guindastes que descansam no hangar. O inóspito, o pouco habitado, é a outra face ou a mesma que se configura no fluxo incessante da cartografia contemporânea, sempre sujeita a novos mapeamentos, cartas e relevos, que não mais dão conta da mobilidade fronteiriça, incapaz de demarcar territórios.


por Mariano Klautau Filho e Marisa Mokarzel
Poéticas, conversões e territórios da fotografia
Catálogo do V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Belém/PA, 2014